Fitness

Retenção Hidrica Causas Que Você Precisa Saber

Retenção Hidrica Causas: Como Você Pode Se Livrar Delas?

Retenção Hidrica causas que você não conhece, mas deveria conhecer, estão listadas aqui até o final! Por isso, leia tudo para saber mais 😉

O inchaço incomoda, provoca cansaço e mal estar generalizado. Estamos falando sobre a retenção hídrica, que acontece quando o organismo não elimina os líquidos que foram ingeridos. De pouco a pouco, provoca o inchaço em algumas partes do corpo.

O que ocorre é que o organismo ao deixar de eliminar esses líquidos passa a ter o acúmulo de água entre as células.

É comum que esses edemas apareçam nas pernas, tornozelos, pés, braços, barriga e costas, atingindo pessoas que ficam muito tempo deitadas, sentadas, em pé e gestantes.

Inicialmente o problema pode não ser grave, mas pode se transformar numa insuficiência cardíaca, doenças renais e outros comprometimentos com o organismo.

Por isso, é bom conhecer as causas da retenção hídrica, eliminá-las da sua vida antes que o quadro se torne grave!

retenção hidrica causas

Retenção Hidrica Causas na Alimentação

As causas são diversas. Toda vez que ocorrer um edema, na verdade houve um desequilíbrio hídrico nos vasos sanguíneos.

Consumo Exagerado de Sódio

Se a sua alimentação estiver sendo rica em sódio e você for daquelas pessoas que esquece por completo de tomar água, seu corpo vai buscar as reservas que possui.

Além do sal de cozinha que é um dos principais vilões da saúde, encontramos o sódio em alimentos enlatados e em alguns condimentos.

Falta de Magnésio

Este mineral é vital para o seu organismo. Consumir alimentos ricos em magnésio será preventivo. Você vai encontrar magnésio nas frutas secas, verduras verde-escuras, chocolate amargo, nozes, abacate, ervilha e cereais integrais.

Ausência de Vitamina B6

A ausência dessa vitamina leva ao edema. Consuma alimentos com vitamina B6, como a batata inglesa, frango, carne magra, peru, atum, frutas secas, banana, sementes de girassol e nozes.

Escassez de Potássio

Este mineral é fundamental para o funcionamento das células, tecidos e órgãos. A falta deste mineral ajuda a ganhar peso. Consuma alimentos ricos em potássio: frutas em geral, principalmente a banana, melancia e melão.

Alimentos Industrializados

Esses alimentos processados estão cheios de açúcar e sódio. Contém aditivos alimentares artificiais. Intoxicam rins e prejudicam o fígado. Podem causar o aumento de insulina no sangue.

Evite ao máximo esses alimentos.

Desidratação

Quando beber água passa para segundo plano, força o corpo a reter água para sobreviver. Beba a quantidade certa de água por dia. Esqueça os refrigerantes e café.

Retenção Hidrica Causas nas Doenças

Hipotireoidismo

A disfunção da glândula tireoide torna o metabolismo lento e há uma baixa na temperatura corporal. A baixa dessa temperatura corporal é um precedente para surgirem os inchaços fazendo com que a pessoa ganhe um aumento de peso pela retenção de líquidos.

Insuficiência Renal

Especialmente nos idosos é muito comum que na insuficiência renal apareça edemas nas regiões lombar, pernas, nos olhos (bolsas), rostos e mãos. Isso se dá devido os rins não conseguirem filtrar o sangue e suas toxinas.

Insuficiência cardíaca há uma necessidade de um acompanhamento na ingestão de líquidos. A circulação linfática também fica comprometida e o coração não consegue bombear o sangue para todo o corpo com exatidão.

Problemas Circulatórios

Através da obesidade, do tabagismo ou de origem hereditária. Os edemas formados impedem que haja uma circulação venosa e linfática saudáveis, tende a inchar as pernas e pés.

Problemas Hepáticos

Distúrbios no fígado como a cirrose, as hepatites podem causar inchaços devido a queda de produção da proteína no sangue que ativam os hormônios controladores do sódio.

Retenção Hidrica Causas nos Fatores Externos

Sedentarismo

Independe da idade é um grande mal que provoca as retenções hídricas com edemas nas pernas e pés. Uma simples caminhada de 30 minutos ou atividades físicas acompanhadas por um profissional pode evitar a obesidade, a má circulação sanguínea.

Estresse e Ansiedade

O desequilíbrio mental gerado pelo estresse e a ansiedade fazem aumentar os hormônios do estresse, o cortisol e a noradrenalina. O aumentos desequilibrado desses hormônios causam a retenção de líquido no corpo.

Roupas e Sapatos Apertados e Altos

Circulação fica comprometida quando usamos roupas ou sapatos apertados. O sangue não consegue ser distribuído pelo corpo causando a retenção hídrica e a formação de edemas.

E com os sapatos altos os pés ficam numa posição não apropriada para que o sangue possa circular de maneira saudável e podem surgir as dores nas pernas e coxas e os inchaços.

TPM

As mulheres quando estão na fase pré-menstrual as alterações hormonais ocasionam o desequilíbrio entre o sódio e o potássio. O sódio em maior quantidade, causa edemas nas pernas, mãos e até no rosto.

A aldosterona é um hormônio que ao se apresentar em quantidade alta retém o sódio e causa o inchaço e a hipertensão.

Medicamentos

Os remédios para a hipertensão, os antidepressivos, os quimioterápicos e alguns analgésicos podem provocar a retenção de líquidos no corpo. Carência de vitamina B1 também provoca inchaço nos tornozelos.

Retenção Hidrica Como Combater (VÍDEO)

Se Você Gostou de Ler Isso, Recomendamos Também:

Retenção Hidrica Causas Que Você Precisa Saber
5 (100%) 1 vote

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. Joana disse:

    eu não coloco muito sal na comida mas meu marido enche o prato

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.