Bem-Estar

Pedra Na Vesícula Pode Matar? Você Corre Risco?

Antes de mais nada vou te explicar o que é a vesícula, ela é uma bolsinha que guarda a bile, que é um líquido produzido no fígado, armazenado na vesícula biliar responsável por armazenar o acúmulo de gordura do nosso corpo. Neste artigo eu irei tirar todas as suas dúvidas sobre este assunto, inclusive se a pedra na vesícula pode matar.

A Pedra na Vesícula, também conhecida como colelitíase, aparece quando a níveis altíssimos de colesterol no sangue, o acúmulo de cálcio e colesterol dentro da vesícula biliar, ocasiona por: diabetes, má alimentação, obesidade.

Ela pode aparecer quando o paciente apresenta um quadro de colesterol excessivo na bile, ocasionando a formação de pedras. Quando a bile está muito concentrada, e a vesícula biliar não consegue retirar, favorece a formação das pedras. A produção elevada de bilirrubina acontece quando a problemas no fígado e no sangue.

pedra na vesícula pode matar

Sintomas Que Podem Indicar Pedra Na Vesícula

Os sintomas mais comuns de pedra na vesícula são: dores fortes na região do estômago, como se fosse uma cólica biliar, dores intensas, agudas nas últimas costelas à direita, dores na região do abdômen superior que vai até as costas. Essa dor geralmente surge logo após as refeições, cerca de trinta minutos a uma hora. Além disso, sintomas como enjoos, vômitos, febre e fezes mais claras são bem frequentes.

Fatores Que Levam A Formação de Pedra Na Vesícula

Sobrepeso ou Obesidade

A alta taxa de LDL que pessoas obesas apresentam, faz com que a   bile seja incapaz de dissolver todo o colesterol, sendo assim, as pedras são formadas.

Má alimentação

A ingestão excessiva de alimentos gordurosos, como: frituras, carnes vermelhas contribuem para o aumento do colesterol, e consequentemente a formação dos cálculos biliares.

Gravidez

A pedra na vesícula é mais frequente em grávidas que estão acima do peso, ou seja, para aquelas que estão com níveis elevados de colesterol no sangue. Esse fato pode impedir o desenvolvimento do feto e dificultar o estado nutricional da gestante.

Emagrecer Muito Rápido

Esse fato pode acabar fazendo mudanças nos sais biliares e colesterol na vesícula biliar, ou seja, o aumento do nível de colesterol e diminuição dos sais biliares.

Uso Excessivo De Anticoncepcional

A presença do estrogênio no anticoncepcional, ajuda no aumento do colesterol.

Cirrose

A produção de bile é prejudicada, isso impossibilita a ação da bile, dando espaço para formação de pedras na vesícula.

Sedentarismo

Quando o indivíduo não pratica nenhum tipo de atividade física, a gordura favorece o acúmulo de gordura na região abdominal, aumentando os níveis de colesterol consequentemente o cálculo biliar.

Como Tratar A Pedra Na Vesícula?

Se o seu caso for mais grave, quando a pedra está muito grande, é necessário uma cirurgia para ser retirada a pedra. Em outros casos, quando a pedra é menor, o indicado é fazer uma dieta pobre em gorduras e tomar um remédio que dissolva a pedra, desse modo, ela é expelida pelas fezes e urinas.

Diagnostico Para Pedra Na Vesícula

A melhor forma de realizar o diagnóstico é fazer uma ultrassonografia ou ecografia de abdômen.

Pedra Na Vesícula Pode Matar? Precisa Operar?

Tudo depende da sua situação, se a pedra for pequena demais, ela corre o risco de passar pelo ducto e chegar no pâncreas, causando uma pancreatite. Nesse caso, existem remédios que ajudam a dissolver essas pequenas pedras. Quando se trata de uma cirurgia, a situação do paciente é mais crítica, se não for realizada o mais rápido possível, a pedra pode acabar entupindo o ducto biliar, ou até mesmo inflamando a vesícula e isso vai causar uma dor abdominal absurda.

Pedra Na Vesícula Pode Matar?

Pedra na vesícula pode matar? Sim, ela pode! Existe três doenças graves, que podem aparecer quando o paciente está em uma situação crítica. Se não forem tratadas podem levar à morte.  A maior preocupação é que um desses cálculos migrem até o canal da bile, levando a um entupimento deste canal. Isso pode levar a pancreatite biliar, colangite(infecção no canal do fígado) ou a Colecistite aguda (formação de pus na vesícula).

Como É Viver Sem Vesícula?

Após a retirada, sua rotina alimentar deve mudar. Fique longe dos alimentos gordurosos, seu fígado continua secretando a bile, mas não terá onde armazená-la, ou seja, se continuar consumindo os mesmos alimentos que antes, a bile secretada não dará conta de tanta gordura do alimento.

A dor do pós operatória é pequena, e o período de internação é de apenas um dia, a recuperação é de uma a duas semanas. Logo depois, o paciente já é liberado para retornar suas atividades normais do cotidiano, até mesmo exercícios físicos.

Os riscos são mais comuns em indivíduos que estão em um estágio mais grave, como a pancreatite ou colecistite aguda. As complicações mais comuns nesse tipo de cirurgia são infecção de pele e sangramento.

O Que Você Deve Comer Se Tiver Pedras na Vesícula?

Quando se está em tratamento, é importante que opte por uma alimentação mais saudável, ricos em água, e que tenha pouquíssima gordura:

  • Carnes magras (frangos sem pele, peixes);
  • Grelhados;
  • Saladas;
  • Leites;
  • Grãos integrais (macarrão, pães integrais e arroz);
  • Legumes (de preferência cozidos, para ajudar em uma melhor digestão);
  • Frutas(exceto coco, abacate e açaí);
  • Suco da fruta;
  • Água.

O Que Você NÃO Deve Comer  Se Tiver Pedras Na Vesícula!

Evite alimentos gordurosos!!!

  • Frituras;
  • Frios gordurosos (queijo, presunto, mortadela, salame);
  • Manteigas;
  • Carnes gordas;
  • Leite integral;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Alimentos enlatados;
  • Alimentos oleaginosas (amêndoas, castanhas, amêndoas, nozes);
  • Doces.

Receitas Caseiras Para Tratamento De Pedra Na Vesícula

Chá de alface

O chá de alface ajuda a diminuir as dores causadas pelas pedras na vesícula.

Ingredientes:

  • 3 folha de alface picadas
  • 1 xícara de água

Modo de Preparo:

Leve o alface a água, e faça uma infusão. Beba antes de dormir.

Suco e vinagre de maçã

Se você tem pedras na vesícula precisa tomar suco de vinagre de maçã porque ele ajuda a diminuir o colesterol no sangue.

Ingredientes:

  • Maçã
  • Água
  • Vinagre de maçã

Modo de Preparo:

Bater a maçã e a água no liquidificador, fazendo um suco mais consistente. Depois, adicione uma colher de chá de vinagre de maçã, preferencialmente o orgânico. Consumir uma vez ao dia, durante um mês.

Chá de Hortelã

O chá de hortelã melhora o fluxo biliar e elimina as pedras na vesícula.

Ingredientes:

  • Folhas de Hortelã
  • Água
  • Mel

Modo de Preparo:

Ferver a água com as folhas de hortelã, em seguida, desligue o fogo. Tampe a panela durante 5 minutos. Coe e beba. Se preferir adoçar, dê preferência ao mel. Beba três vezes ao dia.

Pedra Na Vesícula Pode Matar (Vídeo)

Gostou do artigo? Leia também

Pedra Na Vesícula Pode Matar

Pedra Na Vesícula Pode Matar? Você Corre Risco?
Avalie este post

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

3 Comentários

  1. selma disse:

    Gostei muito do artigo.Pois ele é objetivo e fácil de entender.

  2. Wesleyy Rededd disse:

    ótimo artigo me esclareceu alguns duvidas obrigado!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.