Bem-Estar

Obesidade Causas e Consequências

Obesidade Causas e Consequências
5 (100%) 1 vote

Na história da humanidade ter peso era visto como sinal de saúde e prosperidade. Hoje é uma ameaça crescente, um dos problemas de saúde
pública a nível mundial. É a segunda causa morte depois do tabagismo.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), “é uma doença crônica em que o excesso de gordura corporal acumulada pode atingir graus capazes de afetar a saúde”.

Obesidade abdominal ou visceral, conhecida como corpo de maçã, quando o acúmulo de gordura é na parte superior do corpo, no abdômen e vísceras. Obesidade periférica ou corpo de pera que é quando a gordura se localiza na região do quadril, coxas e pernas. Muito comum nas mulheres.

Obesidade homogênica que é a gordura se localiza de forma inteira no corpo, sem necessariamente fixar algum lugar. A mais perigosa obesidade é a mórbida, onde se alcança o IMC (Índice de Massa Corporal), acima de 40.

Obesidade Causas

Obesidade Causas e Consequências

Trabalhar sentada provoca sedentarismo e pela ausência de atividades físicas, vai contribuir para a obesidade. Alimentos calóricos e pobres em nutrientes e vitaminas faz aumentar o peso. A obesidade é o desequilíbrio entre o que se consome de calorias, com o que se gasta.

Pode ter origem metabólica genética, comportamental e ambiental. Casos de obesidade na família, hipotireoidismo ou ovários policísticos
que diminuem o metabolismo e inspiram o sobrepeso.

Depressão, sem estímulo para viver e sonhar, ingestão de álcool e comida em excesso farão aumentar a massa gorda levando a obesidade.
Durante a gravidez e a menopausa além do descontrole hormonal, o aumento de peso também se fará presente.

Obesidade Consequências

Se a preocupação fosse apenas pela estética, tudo bem! O padrão de beleza aqui não se discute, mas sim que a obesidade é uma desesperança
para a vida, ameaça para a longevidade humana.

Surgem inúmeras doenças com o aparecimento da obesidade. Crônicas e de difícil recuperação, ao menos que ocorra uma mudança radical em hábitos e estilo de vida.

Chances de doenças cardíacas como a cardiopatia e o acidente vascular cerebral (AVC). Surgirão outras patologias: colesterol elevado ou
hipertensão. Adquirir diabetes tipo 2, uma doença crônica que se dá pela presença de açúcar no sangue.

Dificuldades de locomoção, principalmente na obesidade mórbida, tendo até a necessidade de uma cirurgia bariátrica. Aumentará o risco de vários cânceres como o de cólon, endométrico ou mama. Ocorrerá uma degeneração nas articulações e ossos, aumentando o risco de lesões, dores nos joelhos e surgimento de varizes.

A obesidade pode ter como consequência dificuldades respiratórias, apneia do sono, esteatose hepática e embolia pulmonar.

Auto-estima baixa, uma profunda depressão e insegurança para continuar a viver.
Seja a sua prioridade e cuide da sua saúde!

Obesidade Causas e Consequências [VÍDEO]

 

Obesidade Causas e Consequências [VÍDEO]

Gostou deste Artigo? Leia Também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.