Nutrição

Nova Pirâmide Alimentar – Você Já Conhece?

Saiba Aqui Tudo Sobre A Nova Pirâmide Alimentar Do Brasil

Nova pirâmide alimentar do Brasil foi criada para manter uma boa nutrição da população brasileira no ano de 1999. Em 2013 foi readaptada, passando a contar com novos alimentos. A pirâmide alimentar é um instrumento para ensinar a como nos alimentar e consumir os alimentos de forma correta e saudável.

Esse simples diagrama com alimentos indicados para uma alimentação saudável, é ignorado por parte da população brasileira, que prefere optar por alimentos nada saudáveis. Mas existe ainda, a outra parte que se preocupa com o que consome e sabe da importância de uma boa alimentação.

Aqueles que reconhecem e já entenderam o impacto que faz no corpo uma alimentação regrada e saudável, sabem como o corpo reage com o que é consumido durante o dia. E pode acreditar, faz toda diferença!

A primeira pirâmide foi criada em 1992 pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), desde sua criação até os dias de hoje, é usada como educação nutricional. No Brasil, a nova pirâmide foi reestruturada de acordo com alimentos regionais. A seguir vamos ver quais foram as mudanças.

Principais Alterações Da Pirâmide Alimentar

Existem 8 grupos alimentar que fazem parte da pirâmide e receberam alterações específicas. Descubra os alimentos que foram substituídos e os que foram adicionados à nova pirâmide alimentar do Brasil.

Nova Pirâmide Alimentar

É hora de começar investir nessa super alimentação!

Grupo 1 – (arroz, pão, batata, massa, mandioca):

Os carboidratos fazem parte da base da pirâmide, são classificados como os alimentos que fornecem mais energia para o corpo, devido o seu processo de transformação em açúcar que vai para o sangue. O integral é recomendado pela quantidade de fibras, minerais e vitaminas presentes.

  • Arroz integral;
  • Pão de forma integral;
  • Pão francês integral;
  • Farinha integral;
  • Aveia;
  • Biscoito integral;
  • Quinoa;
  • Cereais matinais.

Grupo 2 – (Verduras e legumes):

As verduras e os legumes estão acima da base da pirâmide, pela a sua fonte de fibras, vitaminas e minerais que são importantes para o funcionamento do corpo. Além de regular a flora intestinal de forma saudável.

  • Folhas verdes escuras;
  • Repolho;
  • Berinjela;
  • Abobrinha;
  • Beterraba;
  • Brócolis;
  • Couve-flor;
  • Cenoura com folhas;
  • Saladas.

Grupo 3 – (Frutas):

As frutas estão ao lado das verduras e dos legumes, representando outra fonte de fibras, minerais e vitaminas, que beneficiam todo o corpo.

  • Caju;
  • Goiaba;
  • Graviola;
  • Sucos;
  • Salada de frutas;

Grupo 4 – (Leite, iogurte e queijo):

O grupo  dos derivados de leites estão na parte intermediária da pirâmide, fornecem proteínas para o organismo e são importantes para a reconstrução dos ossos e para a saúde dos dentes.

  • Leite desnatado;
  • Iogurtes diferenciados.

Grupo 5 – (Carnes e ovos):

As carnes e os ovos estão ao lado do leite e são responsáveis pela proteína de origem animal. São cheios de ferro e vitamina B3 e B12 que previnem a anemia.

  • Salmão;
  • Sardinha;
  • Cortes mais magros e grelhados;
  • Frango sem pele e ovos.

Grupo 6 – (Feijão e oleaginosas):

O feijão e as oleaginosas também fazem parte da área intermediária da pirâmide e representa as fontes de proteínas. São cheios de vitamina e fibras que colaboram para o bom funcionamento do organismo.

  • Feijão;
  • Lentilha;
  • Grão de bico;
  • Castanha do Brasil e do caju.

Grupo 7 – (Óleo e gordura):

O óleo está presente no topo da pirâmide e seu consumo deve ser moderado. Eles são responsáveis por fornecer energia e pelas vitaminas do complexo B. Mas em excesso pode causar problemas, como colesterol alto e ganho de peso.

  • Azeite de Oliva.

Grupo 8 – (Açúcar e doces):

Apesar de dividir o topo com o óleo, o açúcar possui o carboidrato simples e poucos nutrientes. Por isso, o seu consumo deve ser moderado.

  • Açúcar;
  • Doces.

A nova pirâmide alimentar pode salvar da obesidade, mas você precisa sair do sedentarismo!

Muitas das causas da obesidade é a praticidade oferecidas pelas as ferramentas que estão presentes no dia a dia. Você pode achar mais práticos os congelados e os feeds food que podem até salvar na hora da fome, mas não fazem nada bem para a saúde do corpo.  Os riscos não estão só nos ganhos de peso, uma alimentação desregulada pode atingir, gravemente, outras áreas do corpo!

E para realmente obter uma vida 100% saudável, você precisa ter uma vida ativa e deixar sempre o corpo em movimento. Deixar o sedentarismo de lado não é fácil, mas quando falamos de saúde, algumas prioridades precisam ser mudadas para cuidar do nosso bem-estar.

A água não está presente na nova pirâmide alimentar, isso não a torna menos importante do que os outros alimentos. Beber bastante água durante o dia, faz parte de um estilo de vida rico em saúde!

Nova Pirâmide Alimentar (Vídeo)

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