Saúde e Bem-Estar

Se Continuar Gorda Vai Acabar Sozinha!

A Gordofobia É Um Dos Preconceitos Que Mais Cresce No Mundo

Você se considera gordo ou as outras pessoas dizem isso ao seu respeito? Entenda a Gordofobia:

Não é de hoje que a sociedade tenta criar um padrão de beleza e querem “obrigar” todas as pessoas se encaixarem nele. O fato, é que vivemos em um mundo com misticidade, e desde de sempre somos punidos por fatores que estão fora do nosso padrão, sejam eles éticos ou sociais!

Você Sabe o que é Gordofobia?

Você Sabe o que é Gordofobia?

O preconceito é algo que marca cada vez mais o mundo e não para de crescer entre as pessoas. Lutamos todos os dias para acabar com a separação que existe na sociedade. Mas o preconceito existe e vai sempre fazer vítimas, seja ele pela cor, pela classe social, pela religião ou pela aparência.

Só quem está acima do peso sabe o quanto é difícil ser aceito pela sociedade que vive. Frases do tipo “Você é tão bonita de rosto, porque não emagrece?”, “Eu que sou magra não tenho coragem de usar biquíni”, são ditas sempre que um olhar diferente cruza o corpo de uma pessoa gorda.

A gordofobia faz parte de um dos episódios de preconceito no mundo, e pode ser visto em qualquer lugar. Essa realidade não surgiu por acaso, é algo que está entranhado na história desde das épocas medievais. Desde então, crescemos preconceituosos para os outros e para nós mesmos.

“Ninguém Vai te Querer!”

A gordofobia é feita tanto com homens, quanto com mulheres. Porém, as mulheres sofrem um peso maior aos olhos da sociedade gordofóbica. Crescem com a triste ilusão de que precisam ser bonitas e elegantes para o príncipe encantado. A fantasia dos desenhos e filmes infantis, revelam que para ser uma mulher desejável, precisa ser magra e bem educada.

A definição de beleza não é muito “boazinha” para as meninas, contudo, a rejeição do corpo e da identidade acontecem por não se encaixarem no falso padrão que são ditos desde de sempre!

A síndrome da feiura vai desenvolvendo a partir da consciência que se toma na adolescência. A escola pode ser um local muito cruel quando se trata de bullying, e, é nesse processo de amadurecimento que as críticas e a falta de compatibilidade causa o transtorna de inferioridade.

Dessa forma, o adolescente cresce e chega na fase adulta com um alto grau de insegurança com a aparência. Podem até desenvolver doenças como a bulimia e anorexia. Ou para suprir a rejeição, ele desenvolve compulsão alimentar e acaba entrando em um quadro de obesidade.

“Por Que Você Não Para De Comer?”

Na maioria das vezes, as pessoas acham que a causa da obesidade é o fato da pessoa não parar de comer e ser relaxada com o corpo. Porém, estar acima do peso pode indicar relevantes fatores que influenciam o acúmulo de gordura no corpo.

Gordofobia

Nem todas as pessoas possuem uma genética boa para ter o corpo que deseja. O excesso de peso não é necessariamente resultado de comer demais. Vários outros fatores podem contribuir, como falta de sono, condições socioeconômicas, medicamentos, desequilíbrio hormonal, genética, problemas de saúde mental e até mesmo a poluição do ar. Ou seja, dizer que uma pessoa é obesa porque ela come demais e não se exercita muito, é fazer uma generalização!

O fato é que as pessoas não podem ser julgadas e passar por diversos racismos da gordofobia por causa do seu peso, ou seja qual for julgado a sua indiferença! Todos pessoas devem ser aceitas do jeito que são. O respeito é algo que devemos ter um pelos os outros.

Está Acima Do Peso Não Indica Falta de Saúde!

A gordofobia é tão grande e praticada por tanta gente, que os racistas deram a fama de falta de saúde para as pessoas acima do peso. Entretanto, isso não é considerado verdade! Uma pessoa acima do peso não indica falta de saúde.

Estudo recente realizado por psicólogos da Universidade de Los Angeles (Ucla) apontou que usar o IMC para determinar índice de saúde levou à classificação incorreta de 54 milhões de americanos saudáveis como “doentes”. De acordo com a pesquisa, que cruzou dados de IMC com os de exames laboratoriais, quase metade dos norte-americanos considerados acima do peso conforme seus índices de massa corporal são saudáveis, assim como aproximadamente 20 milhões de obesos.

Além disso, mais de 30% das pessoas com o IMC considerado normal na verdade não estão saudáveis. Sendo assim, a obesidade não é sinônimo de doença, assim como magreza não é sinônimo de saúde!

As pessoas acabam ficando obcecadas com a pressão feita pela sociedade diante do seu peso e não prestam atenção nos mínimos detalhes. O IMC calcula a massa corporal considerável para cada pessoa, mas não traz dados sobre hábitos saudáveis, hormônios, taxas de colesterol e triglicerídeos.

Fatores que são detectados por meio de exames laboratoriais e dizem muito mais respeito à saúde de alguém do que o tamanho de um corpo.

A Gordofobia Só Causa Mais Ódio!

Gordofobia

Nas redes sociais, a gordofobia vem se alastrando e deixando o seu rastro por onde passa. Como de costume, é normal que as pessoas publiquem fotos no seu perfil público e recebam curtidas e comentários agradáveis referente as suas fotos. Entretanto, o que parece ser algo simples e divertido, virou motivo de exposição negativa para pessoas acima do peso.

Parece um massacre sem fim quando alguém “gordinho” publica uma foto na sua rede social. O respeito é esquecido e o racismo toma conta com um julgamento negativo sobre essas pessoas. A cada palavra escrita nos comentários, é possível enxergar o ódio e o sangue nos olhos de quem quer impor uma coisa que não se encaixa no outro.

Algumas pessoas que sofrem o ato de racismo tentam evitar esse tipo de assédio moral, publicando apenas fotos de rosto. Mas costuma ser algo raro para não chamar atenção das pessoas que praticam a gordofobia. O que não era para acontecer, vem sendo recorrente e saindo do controle. Comentários do tipo “Baleia orca entra no mar!”, “Você não tem vergonha de comer desse jeito?”, são constantes no perfil de pessoas acima do peso.

Além do constrangimento, os ataques podem causar uma desestruturação emocional. A pessoa pode chegar ao extremo e ter uma depressão profunda e chegar até a uma tentativa de suicídio. Os efeitos da gordofobia também podem ser sentidos na vida emocional e são capazes de abalar o psicológico.

Padrões Mentirosos!

Quando a gordofobia acontece dentro da família se torna um problema ainda maior. Uma criança pode crescer com complexo de inferioridade devido aos traumas causados pelos seus próprios parentes. Até mesmo os comentários “carinhosos” dos pais, como “Minha gordinha!”, pode ser bem intencionado, porém opressor!

A partir da adolescência pode existir várias tentativas de emagrecer de forma irregular. O que traz mais transtorno para vida conturbada da pessoa acima do peso. Ela pode chegar em um momento e decidi, definitivamente que é uma pessoa feia e que ninguém vai desejá-la. Um sentimento horrível de se sentir dentro de um corpo que não faz parte do patrão das outras pessoas.

Querer se enquadrar em um modelo que não faz parte do seu mundo, é algo massacrador! Quando as pessoas encontram recursos para fugir do corpo que não se sente feliz, elas ficam vulneráveis para aceitar qualquer proposta de emagrecimento. O que pode causar uma frustração ainda maior!

O Que Fazer para Enfrentar a Gordofobia?

Gordofobia

Pode parecer uma coisa difícil enfrentar a sociedade cara a cara. Mas se encher de empoderamento e ter uma autoestima elevada, vai ajudar ter aceitação do seu corpo! A gordofobia, assim como o racismo de cor, existe e sempre vai existir, mesmo tendo movimentos e movimentos de conscientização.

Existem pessoas más e, é impossível controlá-las. Você pode brigar, denunciar e se esgoelar para ser aceito, mas o preconceito vai sempre se fazer presente!

Crie o seu próprio padrão de beleza, aceite o seu corpo, emagreça se quiser, ou fique do jeito que é. Mas aceite o seu corpo! A sua beleza é única e não existe outra pessoa igual a você. Isso te torna especial!

Não aceite menos do respeito que você merece! Questione os seus direitos de pessoa apta. Seja você!

Mas o que Leva uma Pessoa Ter Alguma Coisa Contra Pessoas Gordas?

Gordo é uma característica como outra qualquer. Magro, alto, baixo, morena, loira… Existem diversas características, mas nenhuma parece incomodar tanto como “gordo”, o que se torna um xingamento em algumas situações.

A mídia cria um padrão de beleza totalmente diferente da sociedade, e o sinônimo de corpo perfeito não tem nada a ver com os sinais vitais. Você é cobrado a todo momento para ser magra e mesmo não sendo um desejo seu, ele passa ser!

E não é só nas mídias, a gordofobia pode ser encontrada em qualquer lugar. Todos os dias as pessoas gordas passam por constrangimentos, como entrar em uma loja e não conseguir comprar uma calça do seu número, ou ter dificuldades para passar em uma roleta de ônibus e até mesmo se sentar no banco minúsculo.

A sociedade é feita para pessoas magras e isso causa desconforto com coisas corriqueiras, que poderiam ser resolvidas para todo tipo de gente.

Atitudes que Praticamos Gordofobia Sem Perceber!

O preconceito já está, enraizado na sociedade e nas nossas ações. As vezes dizemos coisas gordofóbicas sem perceber, como:

Elogiar uma Pessoa Só de Rosto:

Dizer que uma pessoa é bonita só de rosto, indica que o resto do corpo é feio! O que torna um ato de gordofobia.

Se Referir Como Imensa e Gorda:

Até mesmo quando referimos a nós mesmo, estamos praticando a gordofobia. Em um tom indesejável, uma pessoa gorda pode se sentir ofendida.

Fazer Gordice:

“Fazer gordice”, não está relacionado apenas em ser gordo, mas além de gordo, ser burro!

Você não está gorda, está linda!:

Uma pessoa gorda não quer ouvir um “você não está gorda, está linda!”, em seguida ela quer ouvir que está magra. O linda vai fazer com que ela reflita sobre realmente está gorda.

Esse Tipo de Roupa Não Combina com Você:

Se a pessoa está se sentindo bem, não é obrigação sua dizer que a roupa não está legal nela. Se ela está feliz, não tire a sua autoestima!

Existe Lei para Gordofobia?

Infelizmente, ainda não existe uma lei que possa defender as pessoas da gordofobia. Porém, pode ser julgado como crime contra a honra. O crime de injúria consta no art. 140 do Código Penal.

Gordofobia (Vídeo)

Gostou do Artigo? Leia Também:

Se Continuar Gorda Vai Acabar Sozinha!
5 (100%) 45 votes

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.