Nutrição

Fruta Cabeludinha – Mais Doce Que Jabuticaba

Quem Não Conhece A Fruta Cabeludinha Não Sabe O Que Está Perdendo!

Nativa da Mata Atlântica, a fruta cabeludinha é muito cultivada no Rio de Janeiro. Uma fruta arredondada, de cor amarela e com um sabor doce feito mel. Algumas pessoas que experimentaram a fruta, arriscam a dizer que é mais doce do que jabuticaba.

fruta cabeludinha

fruta cabeludinha

Seu nome científico é Myrciaria glazioviana, mas é mais conhecida como cabeluda, cabeludinha e peludinha. Por ser bem cultivada nos lares domésticos, é facilmente encontrada em quintais com muitos frutos em seus galhos.

Se você quer conhecer mais sobre a fruta cabeludinha, continue lendo este artigo para saber tudo sobre essa frutinha deliciosa que adoça a vida de muita gente.

Quais São as Características da Fruta Cabeludinha?

A fruta cabeludinha aparece em um arbusto de porte médio que por ser bem bonito, pode ser usado como ornamentação para decorar lugares abertos e até mesmo plantado em um vaso colocado na varanda de casa.

Seus ramos são longos e chegam até o chão com um aspecto arredondado. O seu tronco tem forma de um cilíndrico e às vezes tortuoso. As folhas são verde mais forte na face superior e esbranquiçada na face inferior.

Antes do fruto, a árvore floresce algumas flores claras no tom quase branco. São mais parecidas com um chumaço pequeno e muito delicado. Na época de fruta, as flores inicia o processo de frutificação e fornecem a fruta cabeludinha verde até o seu tempo de colheita, quando sua cor fica amarelada.

Melhor Clima Solo Para Fruta Cabeludinha

A fruta cabeludinha pode ser facilmente encontrada em temperaturas entre 8,2 a 25,5 °C, com variações grandes que podem chegar a máxima de 38 graus no verão e mínimas de até 4 graus com cerca de 3 a 7 geadas que a planta consegue resistir bem ao clima.

O regime de precipitação pluvial média anual pode ocorrer desde 1.200 mm a 2.700 mm anuais. Pode ser cultivada desde o nível do mar até 1.350 m de altitude, tanto na beira de rios em locais sombreados onde podem ocorrer inundações, onde a planta resiste até 20 dias submersa ou em locais pedregosos e secos. Ocorre principalmente em solos bem drenados.

Cultivo da Cabeludinha

fruta cabeludinha

O cultivo da cabeludinha é bem simples, a planta cresce rápido e não necessita de cuidados especiais. A sua raiz deve ser cobrida com capim cortado.

Deve-se fazer podas no fim do inverno para fazer a formação da planta eliminando ramos e brotos da base e todo o excesso de ramos que nascerem voltados para o interior da copa. É necessário adubar com 4 kg de composto orgânico feito de esterco de animais.

Você pode plantar para o seu consumo, ou até investir em um negócio onde consiga vender as frutas, a polpa ou até mesmo uma geleia pronta de cabeludinha para faturar um dinheiro.

Se o negócio for bem feito, pode trazer bons lucros em épocas de frutificação. Como é uma fruta difícil de se achar no mercado, pode ser vendida até mesmo por encomendas.

Benefícios da Fruta Cabeludinha

Se quem achou que o único benefício da cabeludinha era o sabor irresistível, estava enganado, a pequena fruta oferece ótimos benefícios para a saúde. Confira a seguir!

Trata de Doenças nos Olhos;

A fruta contém vitamina C que age como anti inflamatório no organismo e previne doenças como cataratas.

Doenças Cardiovasculares;

A vitamina C presente na cabeludinha desintoxica o organismo e impede o acúmulo de gordura que provoca arteriosclerose e a hipertensão arterial.

Melhora o Humor;

O seu efeito adocicado libera uma substância chamada serotonina, mais conhecida como hormônio da felicidade.

Trata de Infecção Urinária;

A fruta purifica a urina e previne infecções urinárias que causam dores pélvicas.

Alivia Dores Musculares;

É rica em proteína, minerais e gordura boa que ajudam na recuperação muscular e alivia dores causadas por excesso de musculação.

Resolve Problemas Renais;

Auxiliar no tratamento de insuficiência renal, os princípios ativos antioxidantes presentes na Cabeludinha irão eliminar as substâncias tóxicas que deveriam ser eliminados pelos rins, que ficam retidas no sangue.

Cuida da Saúde no Geral.

A planta possui propriedades medicinais béquica, antidiarreica, diurética, anti nefrítica, além de combater as frieiras, rachaduras e coceiras de pele, escarros com sangue, gota, reumatismo, varizes, lesões cardíacas e problemas com dilatação das veias.

Como Consumir a Fruta Cabeludinha?

A fruta cabeludinha é uma delícia e dificilmente alguém consegue resistir de colher direto do pé e já comer. Porém, existem algumas maneiras de você preparar umas receitinhas bem gostosas com a fruta para aproveitar o seu adocicado.

Com a polpa, pode ser preparar uma geleia, um suco e até mesmo usá-la como toque especial em receitas especiais que merecem levar aquele gostinho salgado com doce.

Veja Como Preparar Receitas com Cabeludinha

fruta cabeludinha

Geleia de Fruta Cabeludinha

Ingredientes:

  • 3 xícaras (chá) de polpa de cabeludinha;
  • 3 paus de canela;
  • 1 xícara (chá) de suco de mexerica;
  • 2 xícaras (chá) de açúcar cristal.

Modo de Preparo:

  1. Derreta o açúcar em uma panela;
  2. Misture os demais ingredientes e leve ao fogo baixo ou médio, mexendo sempre, por 30 minutos;
  3. Transfira para um pote de vidro com tampa, deixe esfriar e mantenha na geladeira.

Suco Natural de Cabeludinha

Ingredientes:

  • 300 g de polpa de cabeludinha;
  • 1 litro de água;
  • Açúcar.

Modo de Preparo:

  1. Lave bem as frutas, abra e retire as sementes.
  2. Em um liquidificador acrescente a fruta, a água e o açúcar e deixe bater;
  3. Adicione gelo e sirva.

Fruta Cabeludinha – Mais Doce Que Jabuticaba (Vídeo)

Gostou do Artigo? Leia Também:

Avalie este post

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.