Dicas de Dieta

Erva Baleeira Contra Indicações: Existe Alguma?

Será que ela pode causar algum mal ao corpo?

Erva baleeira contra indicações? Será que ela tem alguma? A  Cordia verbenacea é o seu nome científico, mas essa planta tem vários nomes populares como maria-milagrosa, maria-preta, salicina e catinga-de barão. Apesar de ser uma planta tipicamente brasileira, até nos Estados Unidos ganhou um nome, lá é chamada como black sage.

Ela é encontrada nos solos do litoral do sul e sudeste, está em formato de arbusto que pode chegar a medir até quatro metros de altura. Suas folhas são elípticas, com textura bem áspera e podem chegar a  medir até 20 cm de comprimento, o seu aroma lembra tabletes de tempero de carne e galinha.

As flores que brotam na planta são brancas e muito delicadas, mas a planta não é apenas bonita por fora, tudo que tem dentro das folhas é lindo e sabe por quê? Ela tem uma série de propriedades curativas que vão ajudar o seu corpo a funcionar da melhor forma possível.

erva baleeira contra indicações

Propriedades Medicinais da Erva Baleeira

A fama da erva baleeira se dá devida a sua série de propriedades dentre elas, as mais populares são: as anti inflamatórias, anti séptica, cicatrizante, laxante, diurética e analgesica.

Mas, sem sombra de dúvidas, sua melhor propriedade é a antisséptica e cicatrizante. Ele estimula a cura mais rápida de ferimentos, acelerando o processo de cicatrização e impedindo que o machucado inflame. Os mais antigos e pingam algumas gotas do sumo das folhas no corte e assim melhora bem mais rápido.

Apesar de não ser somente isso, a erva ainda anestesia o local machucado, evitando a dor intensa que a ferida pode causar. Ou seja, é um grande e completo remédio para aqueles que se machucam.

Seu poder anti-inflamatório não se limita apenas a machucados externos, mas ela também age para dores na coluna, torcicolos, artrite, reumatismos, inflamações e infecções mais leves como a causada por alguns tipos de bactérias.

Isso tudo ocorre porque a planta é rica numa substância chamada alfa humuleno. Ela consegue bloquear a enzima que leva ao seu sistema imunológico a informação de que há uma inflamação ali. Se essa informação, seu corpo age não inflamando o local atingido e não dando todos os sintomas que geralmente temos.

Quando ingerido, ainda tem o poder diurético, prevenindo as infecções urinárias e problemas como os cálculos renais. Já  para o seu intestino, ele age melhorando o funcionamento e regulando, te fazendo funcionar como um reloginho.

Erva Baleeira Contra Indicações: Como Ter Sua Plantação Em Casa

O cultivo dessa erva pode ser feito por sementes que são plantadas diretamente ao solo já devidamente regado e adubado.

Se o cultivo se der através de mudas já germinadas, elas devem ser aplicadas à terra apenas após três anos de idade.

Tanto para mudas como para sementes, a composição do substrato o qual será usado para a planta deve ser composto de 2 partes de areia e 1 parte de terra vegetal para melhor reprodução e crescimento da erva baleeira.

A planta deve ser regada de forma média, nem muita água e nem pouca.  Deve ser levado em consideração a exposição solar. Ela não é uma planta frágil, mas é sensível ao sol, ainda mais se não for regada na medida certa. Indicamos o seguinte conselho:  meta parte de luz e meia parte de sombras com regas regulares ou exposição direta com regas constantes. Dessa forma, a sua plantinha não irá ficar murcha e nem morrer.

Erva Baleeira Contra Indicações?

Na verdade ela é uma planta bem curiosa pois nunca na história da medicina e em nenhuma literatura foi registrado alguma pessoas que tivesse algum problema adverso a sua substância ou ao seu chá.

Ou seja, é uma planta totalmente segura para consumo e pode ser utilizado por qualquer pessoas a partir dos dois anos de idade.

Como Utilizar?

A erva baleeira pode ser utilizada em forma de chá.

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de folhas picadas
  • 1 litro de água

Modo de preparo:

  1. Ferva a água por aproximadamente 10 minutos e retire do fogo assim que estiver bem quente.
  2. Em seguida, jogue as folhas dentro da panela e tampe.
  3. Deixe descansar por mais 10 minutos.
  4. Coe e se sirva.

Para utilizar em ferimentos, pingue algumas gotas de suas folhas num potinho, molhe a ponta de um pedaço de algodão nas gotas e o aplique sobre o local afetado.

No caso de inflamações, deixa cinco folhas fervendo em meio litro de água, então embebe toda uma compressa no líquido e, quando a temperatura estiver morna, aplique sob área inflamada.

Todas as dicas dadas aqui não substituem uma consulta médica ou a opinião, por isso, se você tem série os machucados e sente fortes dores, o indicado é procurar ajuda especializada para que não haja nenhum tipo de agravamento de possíveis lesões e contusões. A sua saúde deve estar sempre em primeiro lugar.

Erva Baleeira Contra Indicações (Vídeo)

Gostou do artigo? Leia também!

erva baleeira contra indicações

Erva Baleeira Contra Indicações: Existe Alguma?
4 (80%) 2 votes

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.