Dicas de Dieta

Dieta Rica em Fibras [Saiba Tudo Sobre]

Quem troca elevador por escada troca gorduras saturadas por fibras

Disciplina não é para qualquer um. É muito comum interromper uma dieta quando ela sufoca. Já deve até ter acontecido com você. Mas agora você pode escolher uma Dieta rica em fibras, que não será difícil manter.

Emagrecer é uma questão de saúde. Não é apenas por conta de vaidade.  Consuma 30 gramas de fibras por dia e os benefícios irão aparecer. Aprenda a se prevenir das doenças.

A cada instante surge uma nova dieta. Em geral são criativas, mirabolantes e até ‘milagrosas’. Não caia nessa! ‘Faça o que precisa ser feito e tudo se transformará’, para o seu próprio bem estar.

Escolha programas alimentares simples e que não vai lhe exigir tanto. Os resultados serão promissores a olhos vistos.

Aposte na Dieta rica em fibras!

Atitude é a Palavra de Ordem Para Iniciar a Dieta Rica em Fibras!

Dieta Rica em Fibras

Dieta Rica em Fibras

Sem estresse, cumpra uma meta. Se parar no meio de uma dieta, tudo que você perdeu em quilinhos a mais recuperará em dobro.

Fibras alimentares são as substancias encontradas em alimentos de origem vegetal que o organismo não consegue absorver e nem digerir.

O que significa isso? Elas passam inteiras pelo sistema digestivo até serem colocadas para fora. Durante a digestão as fibras não sofrem nenhum tipo de modificação, porém assim mesmo são essenciais à saúde.

Manter o peso é igual conta de matemática: a quantidade de calorias ingeridas deve ser a mesma que você vai gastar. Mesmo que consiga emagrecer, o importante é ter controle sobre hábitos que prejudicam no dia a dia.

Coma menos e faça mais exercícios. Uma hora por dia é de bom tamanho. O gasto calórico aumenta, a massa muscular se mantém e o metabolismo acelera.

Uma Dieta rica em fibras vai contribuir para os movimentos do intestino. O sistema digestivo vai ficar em reboliço. Xô prisão de ventre!

Tudo reduz: níveis da glicose e colesterol ruim, o LDL. Os resíduos tóxicos vão ser eliminados e os micróbios que produzem substâncias malignas não terão espaço. O câncer colorretal não vai ter vez.

Entenda a Dieta Rica em Fibras

Fibras promovem saciedade. Faz emagrecer. Passamos a comer menos. Os alimentos ricos em fibras exigem mais tempo de mastigação.

As fibras podem ser divididas em dois grupos:

Fibras Solúveis

Possuem grande quantidade de retenção de água, formam um gel no tubo digestivo e são dissolvidas na água. A pectina comum nos legumes e frutas é a mais popular das fibras. Fibras presentes nas leguminosas ( feijão. ervilha e lentilha) e farelos de aveia.

Fibras solúveis são preventivas para doenças ligadas ao coração e ajudam a diminuir o colesterol.

Fibras Insolúveis

São comuns nas estruturas das células vegetais e encontradas nas camadas mais externas (cascas) dos cereais integrais e verduras. Estimulam o trânsito intestinal e previnem a constipação. Estão nas verduras. Não são dissolvidas na água, ficam inteiras.

Fibras insolúveis controlam a glicemia, níveis de colesterol e emagrecem. Abuse das fibras, mas não deixe de lado outros nutrientes. Consuma  todos os grupos de alimentos para um bom resultado.

Alimentos Para uma Dieta Rica em Fibras

Inclua na sua Dieta alimentos que contém fibras entre outros nutrientes:

Lentilhas fonte de proteínas, vitamina C e magnésio; Aveia contém vitaminas do Complexo B e proteínas; Pera boa fonte de cálcio e magnésio; Arroz integral tem magnésio e cálcio.

Maça é considerada uma dos alimentos mais ricos em fibras; Banana fonte de potássio e magnésio; Laranja e Morango possuem vitamina C; Figo Seco possui proteínas e potássio e Uva Passas rica em magnésio e vitamina C.

Uma fatia de Pão Integral contém 1,1 g de fibras e possui muitas proteínas; uma xícara de Feijão Preto possui 15 g de fibras, cálcio, magnésio e ferro; Amêndoas  fornece proteínas, cálcio, ferro e gorduras saudáveis.

Uma xícara de Brócolis  cozidos contem 5,1 g de fibras e mais vitamina C e cálcio; Quinoa  pode substituir o arroz; Abacate e Alcachofra, destacado alimento em fibras; Sementes de Linhaça; Milho Cozido é uma excelente opção e Cenoura que  além das fibras contém vitamina A, C, cálcio, ferro e magnésio.

Fibras: Não Peque Pela Falta e Nem Pelo Excesso!

Dieta Rica em Fibras

Aproveite as cascas dos alimentos e evite cozinhar por muito tempo. Prepare tudo em fogo alto e não deixe dias na geladeira.  Reutilize a água do cozimento dos alimentos.

Não exceda 40 g diárias de fibras para não correr o risco de sofrer com prisão de ventre, pouca absorção dos nutrientes, acne, celulite e intolerância alimentar. A partir dos 50 anos diminua a quantidade de fibras.

A recomendação é que o consumo das fibras venha acompanhado de  ingestão de água. As fibras solúveis absorvem água enquanto passam pelo trato digestivo.

A falta de fibras na alimentação provoca: perturbação gastrointestinal, gases, inchaço, diarréia, dificuldade para controlar peso, prisão de ventre,  doenças cardiovasculares, pressão alta, diabetes, câncer do cólon.

Se for em excesso causa dificuldades na absorção de alguns minerais como o zinco ferro e o cálcio. Se não havia hábito de ingerir muita fibra, comece devagar até o organismo se adaptar.

Alimentos Ricos em Fibras Inibem Doenças

Inibe o avanço do câncer de próstata em homens  que estejam ainda em estágio precoce. Poda a energia dos tumores e sem energia o tumor não cresce.

Dieta rica em fibras previne contra síndrome metabólica ( colesterol alto,  acúmulo de gordura abdominal, pressão alta, níveis de açúcar e gordura no sangue), entre outras doenças.

Novos Hábitos Fazem Diferença!

Para manter o peso com uma Dieta rica em fibras há que se ter bom senso. Conseguiu perder peso, mantenha! Não adianta exageros nos   finais de semana. Consuma calorias necessárias senão também complica.

Não adianta perder peso rapidamente e depois recuperar tudo de novo. É melhor emagrecer menos e manter. Vida sedentária nem pensar. Troque escada pelo elevador. Pare menos diante de uma televisão.  Gaste mais calorias e com isso obterá níveis mais saudáveis de gordura e insulina no sangue.

Um grande vilão se chama estresse. Faz ganhar peso e faz o corpo produzir hormônios e aumentar o apetite. Conclusão: vai cair dentro de alimentos calóricos e gordurosos. Tudo errado!

Confira a Dieta Rica em Fibras Ideal

Confira a Dieta Rica em Fibras Ideal

Café da Manhã: alimentos com fibras, cereais e pães integrais. Aumentará a saciedade e vai comer menos no almoço.

Almoço e jantar: ingerir uma grande quantidade de saladas cruas, necessárias para gerar saciedade e evitar quantidade maior de carboidratos durante essas refeições.

Dicas: No almoço um filet de frango com arroz integral e salada de cenoura, repolho com azeite e vinagre e pêssego para sobremesa.

No jantar salmão grelhado com queijo branco e suco de morango com maça e couve temperada com vinagre e azeite e maracujá de sobremesa.

Substitua os cereais refinados pelos integrais. Evite os refrigerantes. Sucos in natura ou a imbatível água para brindar a vida.

A hidratação é um fator importante para a dieta rica em fibras. Oito copos de água por dia produzirá um bom oceano dentro de você.  Sem água vai prender o intestino.

Lanches:  frutas, cereais integrais e sucos de frutas in natura.

Vantagens e Desvantagens da Dieta Rica em Fibras

Combate a prisão de ventre, acelera o trato intestinal; controla a glicemia e o colesterol; reduz a absorção das gorduras no intestino e evita o acúmulo de açúcar no sangue.

Dieta rica em fibras emagrece e faz com que a flora intestinal fique em equilíbrio. Reduz o risco de diverticulite, inflamação muito comum no intestino. Protege contra doenças cardíacas e pressão arterial (hipertensão).

Nenhuma dieta deverá ser iniciada sem acompanhamento médico. Somente o especialista saberá a necessidade de cada organismo para aquele tratamento.

O organismo necessita de todos os nutrientes para ter um bom funcionamento. A deficiência de nutrientes acarretará danos e patologia (doença).

A ingestão excessiva de fibras pode prejudicar para absorver outros importantes nutrientes para o organismo. Cálcio e ferro são os mais prejudicados.

Viva com Fibra!

A Importância da Dieta Rica em Fibras (Vídeo)

Gostou do artigo? Leia também:

Dieta Rica em Fibras [Saiba Tudo Sobre]
5 (100%) 3 votes

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.