Dicas de Dieta

Conheça o Poder da Dieta Ravenna

Conheça a Dieta Ravenna e Dê Adeus Ao Efeito Sanfona, Mulher!

Menina! Se você já tentou de tudo e não aguenta mais aquele efeito sanfona, e quer emagrecer de verdade, a Dieta Ravenna vai te surpreender!

O Que É A Dieta Ravenna, Afinal?

O método da dieta ravenna é baseado em acompanhamentos multidisciplinares, desde nutricionistas, psicólogos e educadores físicos. Toda essa equipe atua como centro terapêutico, pra garantir que o emagrecimento ocorra de forma natural, eficaz, e definitiva.

Dieta Ravenna

Você Sabe Como a Dieta Ravenna Pode Te Fazer Emagrecer Definitivamente?

A Dieta Ravenna é baseada em três pilares essenciais:

  • corte
  • medida
  • distância.

O primeiro pilar se refere ao corte de todo excesso alimentar, da compulsão e do número de refeições por dia. Isso é feito por causa o conceito relacionado tanto à quantidade da porção ingerida quanto a redução de medidas corporais.

Já a distância visa afastar o indivíduo da comida para que deixe de associar o alimento como uma forma de compensação, eliminando com isso a compulsão alimentar.

A Dieta Ravenna Faz Restrição de Algum Grupo Alimentar?

A Dieta Ravenna não conta com muitas restrições. No entanto, exclui os alimentos feitos com farinha branca e doces, conhecidos também como carboidratos simples (pães, massas, bolos), isso porque, durante o período de emagrecimento, por conta de seu alto índice glicemico.

Esse tipo de carboidrato é substituído pelos carboidratos complexos, ricos em fibras que melhoram o funcionamento do intestino e dão aumentam a sensação de saciedade. Um exemplo de carboidratos complexos são os grãos integrais, cereais, frutas e verduras.

E Essa Dieta Emagrece Mesmo?

Com a Dieta Ravenna, a média de perda de peso varia entre homens e mulheres. O processo de emagrecimento para pessoas do sexo masculino fica em torno de 7% a 10% do peso, enquanto que as mulheres costumam perder  de 5% a 7% do peso em média no mesmo período. Mas vale lembrar que, essa é uma média, e o processo de emagrecimento depende de casa organismo.

Quanto Tempo Dura a Dieta?

A duração depende de quantos quilos o paciente precisa perder. A Dieta Ravenna é dividida em duas etapas:

  • redução
  • manutenção

Como é o Período de Redução?

No primeiro momento acontece a restrição de carboidratos e toda a perda de peso, levando o tempo necessário de acordo com o metabolismo de cada um.

Como Funciona o Período de Manutenção?

O período de manutenção trabalha com a ideia de reeducação alimentar. Então, neste período, os alimentos são reintroduzidos a dieta, no entanto, é necessário o acompanhamento nutricional e reeducação alimentar, explica a nutricionista Camila.

Por que a Dieta de Baixa Caloria Dá Certo?

A Dieta Ravenna é baseada no consumo de aproximadamente 800 calorias por dia. No entanto, esta avaliação deve ser feita pelo nutricionista que levará em consideração os detalhes clínicos de cada pessoa, para que, apesar da baixa caloria, não faltem os nutrientes necessários para um emagrecimento saudável e sustentável.

É Necessário o Uso de Suplementos Alimentares?

Os nutricionistas geralmente indicam a administração de suplementos alimentares para manter os níveis de vitaminas e sais minerais adequados de acordo com o consumo diário recomendado. Apesar desta dieta incluir diversos grupos de alimentos nas refeições, pode ser que eles não alcancem as recomendações diárias para alguns nutrientes, por isso, a suplementação é indicada e deve ser feita de acordo com a necessidade de cada paciente, podendo variar para mais ou para menos, de acordo com o andamento da dieta.

São Feitas Quantas Refeições por dia?

O cardápio da dieta Ravenna possui quatro refeições diárias:

Ao contrário do que é feito em outras dietas, a dieta ravenna não considera que devemos nos alimentar a cada três horas, sendo necessário acumular eis refeições ao longo do dia.

Nesta dieta, o momento das refeições obedecem  aos seguintes rituais:

  • No almoço e jantar, primeiro é servido um caldo quente que tem a função de frear a ansiedade
  • Depois vem a salada verde, para aumentar a saciedade,
  • A seguir vem o prato principal, que inclui uma proteína e um acompanhamento
  • Feito isso, é servido a sobremesa

A ideia de praticar esse ritual nas refeições principais, é fazer com que diminua a ansiedade no momento da refeição, fazendo com que você não perca a noção do quanto está comendo, e para tornar a refeição mais prazerosa.

Como Funcionam os Grupos Terapêuticos?

Junto com o acompanhamento nutricional, a dieta Ravenna também conta com grupos terapêuticos, que são acompanhados por um profissional psicólogo, especializado em obesidade e transtornos alimentares.

Sabe aquele dia que a gente se aborrece no trabalho, ou na família, ou até mesmo sozinha, quando a gente acorda com o pé esquerdo e acaba atacando a pobre da geladeira comendo tuuuuuudo que tem direito? Já aconteceu com isso com você? Se já, fique tranquila! Isso é super comum. Muitas pessoas acabam compensando na comida seus problemas, e terminam trazendo para si ainda mais problemas, como a obesidade e outras coisas, devido a um problema que estamos enfrentando em alguma área da nossa vida.

Esse grupo tem por objetivo, te ajudar a enfrentar esses problemas de uma forma nova, desvinculando o alimento como algo compensatório, e te orientando a fazer pequenas mudanças em seu dia a dia, pra que você se consiga prosseguir em seu objetivo de emagrecimento, e ganhar mais qualidade de vida. Não é incrível?

O suporte de um profissional pode te ajudar a entender sua relação com a comida e eliminar qualquer vínculo compulsivo que possa estar atrapalhando seu processo de emagrecimento.

Qual a Frequência dos Encontros do Grupo?

Os encontros podem variar de acordo com a necessidade do paciente. Eles podem ser:

  • semanais
  • quinzenais
  • mensais.

Na realidade, a frequência dos encontros vai variar de acordo com o estado e a necessidade. Pode ser em alguns períodos, seja necessário um acompanhamento mais próximo, fazendo com que os encontros sejam mais intensos e ocorram uma vez na semana.

Tudo vai estar condicionado a maneira como você está,  do quadro clínico de cada pessoa e essa avaliação é feita pelo psicologo do grupo.

Dependendo do caso, a terapia pode identificar alguma compulsão específica, como a fissura por chocolate ou queijos, e restringir esse alimento da dieta de forma controlada, de forma que a compulsão seja contida e ele entenda que a alimentação tem função nutricional, e não emocional. “Além disso, os grupos também compartilham seus sucessos e falhas, se ajudando e buscando motivação para manter o tratamento.”

Veja Agora Como Fazer a Dieta Ravenna ( vídeo)

Se você gostou deste artigo, veja também:

Conheça o Poder da Dieta Ravenna
5 (100%) 3 votes

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.