Saúde e Bem-Estar

Diga Não Ao Câncer De Mama! Campanha Outubro Rosa Ensina Como Prevenir O Câncer De Mama

Venha Fazer Parte Da Campanha Outubro Rosa E Descobrir Como Prevenir O Câncer De Mama

A Campanha Outubro Rosa ensina como prevenir o câncer de mama, o segundo câncer que mais atinge as mulheres. O tumor que se torna cada vez mais frequente, principalmente em mulheres, tem uma possibilidade grande de cura quando diagnosticado no início.

Como Prevenir O Câncer De Mama

Você Sabia Que Existe Uma Forma De Prevenir O Câncer De Mama?

Mas o que causa o câncer de mama?

O câncer de mama é desenvolvido por células cancerosas que são formadas por alterações genéticas e passam a se multiplicar descontroladamente no organismo. Por isso, é importante o pré-diagnóstico. Quanto mais cedo descobrir as alterações, mais rápido a chance de cura será.

Se você já realizou uma mamografia, sabe que é comum o médico citar o BIRADS. Os BIRADS indicam o estágio/estádio do nódulo, sendo possível descobrir se o tumor é um caso de emergência ou apenas um nódulo de gordura causado pelas glândulas mamárias.

O que cada BIRADS significa?

O câncer é dividido em 4 estágio que indicam a evolução do nódulo de 0 a 4:

BIRADS 0: as células cancerosas ainda estão contidas nos ductos, por isso o problema é quase sempre curável;

BIRADS 1: tumor com menos de 2 cm, sem acometimento das glândulas linfáticas da axila;

BIRADS 3: nódulo com mais de 5 cm que pode alcançar estruturas vizinhas, como músculo e pele, assim como as glândulas linfáticas. Mas ainda não há indício de que o câncer se espalhou pelo corpo;

BIRADS 4: tumores de qualquer tamanho com metástases e, geralmente, há comprometimento das glândulas linfáticas. No Brasil cerca de 60 a 70% dos casos são diagnosticado em estadio 3 ou 4.

Quais Os Fatores De Risco Que Podem Desenvolver O Câncer De Mama?

Existem alguns fatores que podem ser a causa do câncer de mama. Algumas comuns, outras inacreditáveis e a campanha outubro rosa ensina como prevenir o câncer de mama. Veja quais os fatores que pode desenvolver o tumor na mama.

Histórico Familiar:

Um dos casos mais frequentes de câncer de mama, são os que possuem histórico familiar. Uma avó, a própria mãe, uma tia e até um parente de segundo e terceiro grau. A genética pode tornar o câncer hereditário e se fazer presente por anos na linhagem de uma família.

Idade Avançada:

A campanha outubro rosa organizada pelo INCA, relata que mulheres acima de 40 anos e 60 anos, estão propícias a desenvolver um câncer de mama. São as principais vítimas devido a exposição ao hormônio estrógeno que se encontra no auge com a chegada dessa idade.

Menopausa Atrasada:

Enquanto a mulheres estão no período de entrar na menopausa e acaba atrasando por algum motivo hormonal, os ovários continuam a produzir o estrógeno, deixando as glândulas mamárias mais expostas ao crescimento celular desordenado.

Colesterol Alto:

A gordura é o principal material na produção de estrogênio. E as mulheres que estão com o colesterol elevado tendem a produzir uma grande quantidade desse hormônio, aumentando o risco do câncer de mama.

Ausência De Gravidez:

Uma mulher que nunca teve filho pode correr o risco de ter câncer de mama. Isso acontece devido a ausência de amamentação que ajuda a estimular as glândulas mamárias e diminui a quantidade estrogênio em sua corrente sanguínea.

Apesar Do Câncer Ser Uma Alteração Genética, Pode Ser Evitado Com Uma Boa Alimentação

Boa parte do que acontece no nosso corpo é definido pela forma que nos alimentamos. E acredite se quiser, as células cancerosas podem surgir devido ao que você come. Não é nenhuma novidade dizer que os alimentos industrializados podem fazer mal a saúde e até deixar a imunidade do corpo baixa.

Outras formas relacionadas de como prevenir o câncer de mama está relacionado a qualidade de vida da pessoa e as decisões que ele decide tomar, como ser mãe antes dos 30 anos, amamentar, evitar o uso de álcool, praticar atividade física, manter um peso saudável.

Entretanto, ingerir determinados alimentos podem ajudar a prevenir o tumor. Tente se habituar e se acostumar com esses preciosos e deixar os velhos hábitos de lado para preservar a sua saúde.

Na cadeia alimentar estão incluídos os seguintes alimentos para a prevenção do câncer de mama:

  • Peixes;
  • Frutas;
  • Brócolis;
  • Couve;
  • Repolho;
  • Fibras.

Gordura, Nem Pensar!

Há evidências científicas relacionam o consumo excessivo de gorduras com o aumento dos índices de câncer de mama, especialmente na pós-menopausa, quando há maior correlação entre o teor de gordura da dieta e os níveis séricos de estradiol, hormônio ligado ao crescimento de tumores.

Por isso, evite frituras, como pastéis, hambúrgueres, leite e todos os alimentos que precisam passar uma alta temperatura com óleo. Estima-se que com uma boa alimentação e com a prática de exercício físico reduz o risco de até 28% da chance de ter um tumor maligno nos seios.

Faça O Autoexame Em Casa!

Como Prevenir O Câncer De Mama

Existem muitas formas de como prevenir o câncer de mama, e uma delas é o diagnóstico feito pelo autoexame realizado em casa. É importante que cada mulher conheça o seu corpo e tenha o costume de apalpar os seios em busca de alguma anomalia.

O autoexame é uma forma simples de fazer um diagnóstico de alguma alteração e descobrir o câncer do início para o tratamento ser mais eficaz. Mas para isso, é necessário pelo menos uma vez na semana enquanto estiver tomando banho passar as mãos mais firmes nas mamas e descobrir se tem algum caroço ou alguma irregularidade.

Não Deixe De Fazer O Exame De Mamografia

Como Prevenir O Câncer De Mama

Depois dos 40 anos, todas as mulheres devem realizar o exame de mamografia. A campanha outubro rosa é uma conscientização do exame anual que precisa ser realizado e muitas pessoas esquecem da importância do diagnóstico precoce.

Se você ainda não realizou o seu exame, procure o seu médico ou um mastologista para a indicação dos exames necessários para acabar com os riscos de qualquer tumoração que possa aparecer nas suas mamas. Depois de colocar os exames em dia, é só seguir fazendo o autoexame em casa e esperar para repetir a mamografia no próximo ano.

Como Prevenir O Câncer De Mama (Vídeo)

Campanha Outubro Rosa 2018 (Vídeo)

Gostou do artigo? Leia também

Diga Não Ao Câncer De Mama! Campanha Outubro Rosa Ensina Como Prevenir O Câncer De Mama
5 (100%) 1 vote

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.