Bem-Estar

Como Diminuir o DHT: Adeus Calvície!

Como diminuir o dht? Você sabia que ele é um dos grandes responsáveis pela calvície? A calvície é um mal que afeta milhares de homens e mulheres pelo mundo inteiro, e apesar de na maioria das vezes ela ter origem genética, alguns fatores externos podem ocasionar e te tornarem propensos a desenvolver a doença.

como diminuir o dht

Como Diminuir o DHT: O Que É Calvície?

A calvície, ou alopécia androgênica é uma manifestação fisiológica caracterizada pela queda dos fios. Ela é muito recorrente em homens, já que para a queda do fio ocorrer, precisa da ação de testosterona. Apesar de ser comum no sexo masculino, mulheres também podem ser afetadas pela ocorrência.

O Que É DHT?

Também conhecido como dihidrotestosterona é um hormônio provido da testosterona no homem e da androstenediona na mulher. É um hormônio andrógeno formado na próstata, testículos e folículos capilares.

A testosterona é convertida em dihidrotestosterona graças ao poder da enzima 5α-redutase e é até quatro vezes mais forte que a própria testosterona, sendo responsável pela formação de órgãos e características masculinas desde a estadia uterina no corpo da mãe.

Apesar de essencial para o corpo masculino, na criação de órgãos de reprodução, células corporais e hormonais, quando produzido em grandes quantidades pode ser prejudicial e atrapalhar o crescimento capilar.

Como Ele Age No Corpo?

o DHT age inibindo o crescimento do folículos pilosos, resultando em cabelos mais finos, ralos e como consequência levando a queda. Isso acontece porque o DHT se liga aos receptores da raiz, impedindo que os nutrientes cheguem até a lá e faz com que esses folículos encolham.

Se a raíz do seu cabelo diminui de tamanho, isso dificulta ainda mais o seu desenvolvimento e como consequência, os fios irão  afinar até caírem e dificilmente nasceram novamente naquele lugar.

É comum a parte da frente e laterais do cabelo caírem pois é lá onde os fios são geneticamente mais suscetíveis.

Como Diminuir o DHT: Como Identificar a Calvície

Para saber se seu cabelo estar caindo em decorrência de uma calvície ou apenas por queda capilar, existe um jeito bem simples. A primeira parte é apenas observar se os fios da frente do seu cabelo são mais finos do que o da parte de trás.

Se eles forem levemente mais finos e mais ralos do que a parte de traseira, é um grande indício de que você pode estar se tornando calvo.

Caso esteja acontecendo com você, procure ajuda de um dermatologista.

E o que Ocasiona Queda Capilar Nas Mulheres?

como diminuir o dht

Nas mulheres, a queda capilar pode ser ocasionada por andrógenos, que são hormônios masculinos geralmente em pequenas quantidades e o aumento dessa quantidade pode ser ocasionada por ingestão de pílulas anticoncepcionais, gravidez, menopausa e cistos ovarianos.

Esse aumento pode ocasionar em não apenas queda capilar, mas também engrossamento da voz, surgimento de pelos faciais e pelos de espessura mais grossa.

Porém, a calvície feminina é muito mais rara e em sua grande maioria ocorre de forma hereditária.

Fase Telógeno

Quando você passa por uma fase de estresse intenso, gravidez, cirurgia ou desnutrição, os folículos capilares que estão crescendo (fase anágena) e já atingiram o tamanho (fase catágena) interrompem esse processo e levam a queda (fase telógeno)

Esse período pode acontecer até 3 meses após o episódio traumático.

Fase anágeno

Ocorre quando há algum algum trauma a raiz do cabelo como é o caso de quem faz quimioterapia. O trauma acaba por danificar e prejudicar o processo normal do crescimento e levar a queda precoce

Alopecia por Tração

Acontece devido a danos que muitas das vezes machucam o folículo capilar por muito tempo. É o caso de tranças nagô, rabos de cavalo e extensões.

Como Diminuir O dht: Lidando Com o Problema

Lidar com a queda capilar pode ser uma tragédia para muita gente. Alguns sentem sua autoestima ser destruída pela falta do cabelo, se sentem impotentes na frente do espelho e começa a bater o famoso desespero. Principalmente as mulheres que tem o cabelo muita das vezes como um dos maiores símbolos da sua vaidade, ao verem os fios indo embora ficam muito apreensivas.

É quando outras pessoas conseguem notar a falta de cabelo que a autoestima vai lá no pé e parece que não volta mais.

A dor de não ter cabelo ou estar perdendo o que lhe restou é fortíssima, mas, não há motivos para se desesperar.

Apesar do tratamento muitas vezes demorar algum tempo para surtir efeito, eles costumam ser bastante eficazes e na maioria das vezes dão um resultado de 90% de satisfação.

Por isso, se você está com algum problema de queda capilar, o mais recomendado é procurar a ajuda de um dermatologista e acompanhar o tratamento mais indicado para o seu caso. Porém, se você gosta de busca por métodos caseiros e naturais para se curar, aqui vai dicas preciosas para evitar a queda capilar e melhorar seus resultados de tratamento.

 Alimentos que Aumentam o DHT

Se você quer evitar o aumento desse hormônio, é bom ficar atento a alguns alimentos que podem fazer isso por você. Deixar de comer alguns alimentos, ou ao menos evitar o consumo como é o caso

  • Laticínios: Os laticínios são vilões para quem quer conter a queda de cabelo e os níveis de DHT. Por isso, evite seu consumo e de seus derivados.
  • Carboidratos: Estudos já mostram que uma dieta rica em carboidratos e com poucas proteínas pode aumentar de forma abundante os níveis de produção de testosterona. Quanto mais testosterona, mais DHT.
  • Café: O consumo exagerado de café pode aumentar em até 50% a sua produção de DHT e 67% a produção de testosterona. Por isso, é bom evitar.

Como Diminuir o DHT: Alimentos Que Você Pode Investir!

Estudos vêm apontando que algumas plantas podem agir de forma direta inibindo a produção de 5-alfa-sintaze, por isso, dar uma atenção especial para esse grupo pode ser a diferença entre ter cabelo e não ter. São eles:

  • Soja
  • Chá Verde
  • Gérmen de trigo
  • Zinco
  • Vitaminas B6
  • Ômega 3
  • Urtiga

Mas atenção, é muito importante ter a avaliação de um profissional de saúde para não correr nenhum risco de ter problemas com deficiências hormonais e nem de nutrientes. A sua saúde está em primeiro lugar sempre.

Como Diminuir O DHT (Video)

Gostou do artigo? Leia também!

como diminuir o dht

Como Diminuir o DHT: Adeus Calvície!
5 (100%) 1 vote

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.