Saúde e Bem-Estar

Como Curar Anemia Na Gravidez? Confira!

Gestantes Atentas Para Não Caírem Em Crendices!

Apesar de ser uma condição natural que se manifesta no organismo da mulher durante a gestação, a prevenção não deve ser esquecida. Então confira ao longo deste artigo como curar anemia na gravidez!

A anemia é a baixa de hemoglobina (glóbulos vermelhos) no sangue. Faltam vitaminas e nutrientes necessários para levar o oxigênio por todo o organismo.

Quando faltam as vitaminas B12, proteínas e ferro, a anemia será inevitável e poderá ocorrer em qualquer idade.

Como Curar Anemia na Gravidez e Perceber Seus Sintomas?

Como Curar Anemia na Gravidez

Saiba Como Curar Anemia na Gravidez

Muitas vezes essa anemia na gravidez é silenciosa. A única maneira de controlar é pelo sangue e urina. O exame de sangue de rotina deve ser feito no pré natal para verificar os níveis de hemoglobina.

Aparece na gravidez entre o segundo e o terceiro mês de gestação. Se for grave pode trazer riscos para a mamãe e para o próprio bebê.

A mulher grávida precisa do dobro dos nutrientes que o corpo precisaria normalmente. A anemia pode aparecer por mais de uma vez durante a gestação. Saber como curar anemia na gravidez é obrigação de toda futura mamãe.

Você pode sentir cansaço, falta de energia para fazer as atividades mais comuns, pálpebras inferiores ficarão esbranquiçadas, poderá surgir sangramento nasal e manchas roxas pelo corpo, falta de apetite, queda de cabelo e dores nas pernas.

Fique atenta!

Quantos Tipos de Anemia Existem e Como se Curar desse Mal Durante a Gravidez?

Existem 3 tipos de anemias e quanto mais cedo for investigada melhor. Identificar para combater. A baixa de hemoglobina afeta a mãe e o bebê.

O médico irá prescrever uma medicação para suplementar a ausência de hemoglobina que o organismo, naquele momento, está sinalizando.

Anemia Gravídica

Esse tipo de anemia é explicada porque há um aumento de volume do sangue (quase o dobro) e a queda dos glóbulos vermelhos. A concentração de ferro fica pela metade.

Anemia Ferropriva

A anemia ferropriva é tratada com prevenção antes, durante e depois da gravidez. Mesmo não sendo uma anemia grave, se o ferro diminuir demais poderá ocorrer aborto, parto prematuro e mortalidade perinatal.

Manter uma dieta rica em ferro e com o acréscimo de suplementos sob prescrição médica. A quantidade necessária para uma mulher não grávida é de 15 mg de ferro todos os dias, para evitar a anemia. Na gravidez é o dobro.

Anemia Megaloblástica

Essa anemia aparece por conta de um déficit de ácido fólico ou de vitamina B12. A deficiência dessas vitaminas na gravidez pode gerar defeitos congênitos graves no recém nascido. Importante combater essa anemia com uma dieta que contenha vitamina B12, ácido fólico e suplementos.

Tratamento Adequado Para Tratar Anemia na Gravidez

Como Curar Anemia Na Gravidez

Alimentação correta que contenha ferro e vitamina B12. Cuidado para não se influenciar com mitos alimentares que podem prejudicar, ao invés de ajudar.

Consumir verduras de folhas escuras que são ótimas fontes de ferro e vitaminas: couve, espinafre, agrião, almeirão, brócolis e outras da mesma família.

O leite e seus derivados precisam ser considerados, embora não possuam quantidade significativa de ferro. Acrescente iogurtes que são ricos em B12 e ferro.

Os grãos são decisivos: feijão, grão de bico e fava. Evite a crendice de colocar prego ou parafuso misturado no feijão, acreditando que vai ter como curar anemia na gravidez com essa atitude, que não vai não!

As carnes vermelhas e peixes contém uma quantidade significativa de ferro, mas de preferência carnes magras, nada de gordura em excesso.

A vitamina C também ajuda o corpo a absorver o ferro que alguns alimentos possuem. Tomar um copo de suco de laranja por dia vale a pena. Consuma também abacaxi, limão ou tangerina.

Evite chá e café que podem prejudicar a absorção de ferro. Os suplementos serão aconselháveis, mas sempre sob prescrição médica. O ideal é manter uma alimentação equilibrada durante a gravidez e antes mesmo de ficar grávida.

A suplementação poderá causar prisão de ventre, por isso combata com o consumo de fibras e tome bastante água.

Prevenir é melhor do que remediar já diz o ditado. Mas se está grávida e estiver se sentindo fraca, sonolenta ou mesmo até sem estar sentindo nada, faça um exame para averiguar se tudo está bem.

Como Curar Anemia na Gravidez e Que Mulheres Estão Mais Propensas?

Mulheres que já mantinham uma alimentação pobre em ferro vão correr mais risco de ter anemias. Mulheres que tenham facilidade para enjoos e vomitem demais.

Outros fatores que podem predispor a uma anemia devem ser observados para se prevenir: gestações uma próxima da outra, gravidez de múltiplos e fluxo menstrual intenso antes da gravidez.

Gestantes vegetarianas ou veganas devem equilibrar a alimentação, por conta da ausência de ferro nos alimentos.

Tudo valerá a pena para oferecer uma boa hospedagem e estar pronta para receber o melhor presente da sua vida: um filho!

Como Curar Anemia na Gravidez (Vídeo)

Gostou do artigo? Leia também

Como Curar Anemia Na Gravidez? Confira!
5 (100%) 1 vote

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.