Nutrição

Benefícios do Gergelim Preto

Igual ao ‘pretinho básico’ da indumentária, ele serve pra tudo!

Um pão com gergelim quentinho pela manhã, é uma boa pedida e vai trazer energia.

O gergelim preto é nota dez! Benéfico para o organismo é utilizado na culinária na produção de pães, bolos, sushi, temperos de saladas, sopas, iogurtes, manteigas, sucos de frutas, bolachas salgadas e outros quitutes.

O gergelim pode ser branco, marrom ou preto, todos são bons. O que difere entre eles é que os benefícios do gergelim preto são mais acentuados, possuem uma quantidade maior de nutrientes.

Gergelim preto possui cálcio, magnésio, potássio, ferro, cobre, vitaminas A, E, do complexo B, proteínas e gorduras saudáveis.

Surpreendentes os Benefícios do Gergelim Preto!

Benefícios do Gergelim Preto

Quais os Benefícios do Gergelim Preto?

Nunca é demais consultar um médico ou nutricionista antes de aderir na sua dieta. Identifique a melhor forma de consumo, mediante seu estilo de vida e necessidades energéticas.

Pressão e coração ficam numa boa!

O óleo natural da semente do gergelim preto ajuda no funcionamento do sistema cardiovascular, por conta do magnésio que é um vasodilatador, um aliado dos hipertensos.

Reduz a pressão arterial e preveni as doenças cardiovasculares como Acidente Vascular Cerebral – AVCs e tromboses.

De olho no câncer e na anemia

Aliado para combater os radicais livres pela vitamina E, forte antioxidante que retarda a proliferação do câncer. Possui também uma substância solúvel, a sesamina que evita o aparecimento das células cancerígenas como a leucemia, câncer de cólon, de próstata, o câncer de mama, de pulmão e pâncreas.

As fibras de aminoácidos evitam o efeito nocivo da radiação provocada pela quimioterapia, radioterapia e outros medicamentos que atacam as células no combate ao câncer, sendo também um dos benefícios do gergelim preto. O magnésio presente nas sementes do gergelim preto faz reduzir o desenvolvimento dos tumores colorretais.

Prevenir o câncer exige atitudes: consumo de alimentos saudáveis, prática de exercícios e leveza na alma.

Ferro é ótimo para combater a anemia e o gergelim preto tem o suficiente para interferir no organismo.

Emagreça com saúde

Entre os vários benefícios do gergelim preto já está comprovado que além de fazer emagrecer, age na digestão e reduz o colesterol ruim.

Como é um alimento rico em fibras, os carboidratos são absorvidos de forma mais lenta. Dá saciedade e evita a fome.

Ao comer menos, vai perder peso, lógico! Policie para evitar alimentos calóricos. A semente do gergelim preto acelera o processo digestivo com a presença das fibras, controla a prisão de ventre, evita hemorróidas, diarréias e protege a saúde do intestino.

O gergelim é rico em gorduras boas: abaixa os níveis de colesterol ruim (LDL) e aumenta o colesterol bom (HDL). Dissolve gorduras e evita que fiquem depositadas nas paredes das artérias.

Ossos duros de roer

O gergelim preto possui um ‘coquetel’ de minerais: zinco, cálcio e fósforo são fortes aliados para a saúde óssea. Uma porção de semente tem mais cálcio que um copo cheio de leite.

Esses benefícios do gergelim preto evitam o enfraquecimento por lesões ou desgastes pela osteoporose. Consumir pouco zinco pode causar osteoporose no quadril e na espinha de homens e mulheres, embora a doença seja mais comum nas mulheres pós menopausa.

Saúde aliada à beleza são benefícios do gergelim preto

A presença de proteína e os aminoácidos no gergelim preto são ideais  para quem faz atividades físicas. Desenvolve a musculatura, acelera o crescimento celular de maneira saudável e mantém energia para as funções metabólicas.

Colabora para o emagrecimento porque ocorre ‘perda de massa gorda’ e ‘ganho de massa magra’. Bom hábito é inserir gergelim na dieta alimentar pós treino.

O zinco, um mineral responsável pela formação de colágeno ajuda no fortalecimento do tecido muscular, epitelial (pele) e cabelo. Auxilia também na redução de manchas na pele e evita o envelhecimento precoce.

Fonte de cobre e proteínas ajuda a prevenir a flacidez da pele e a vitamina A nas sementes do gergelim preto são importantes na recuperação dos tecidos.

Sistema imunológico em alta reduz inflamações no organismo

O cobre presente nas sementes do gergelim preto reduz a inflamação das articulações, dos ossos, dos músculos, reduzindo com isso as dores causadas pela artrite.

Fortalece as paredes dos vasos sanguíneos e permiti maior captação de ferro, que é responsável pela atuação da hemoglobina.

O carro chefe dos benefícios do gergelim preto é que as substâncias encontradas em suas sementes fortalecem o sistema imunológico.

 

Diabetes, ansiedade e asma são prevenidas pelos benefícios do gergelim preto

As fibras insolúveis da casca do gergelim contribuem para controlar os níveis de açúcar no sangue. O ácido graxo do óleo de semente de gergelim preto é muito atuante no diabetes tipo 2  e faz equilibrar a glicose.

O triptofano e a tiamina atuam diretamente no sistema nervoso na produção da serotonina (hormônio da felicidade) ajudando no alívio da ansiedade e do estresse, juntamente com o cálcio e o magnésio.

O magnésio também favorece um bom funcionamento em todo aparelho respiratório, evitando o fechamento dos alvéolos nas crises de asmas e bronquites.

Viver sem dor de cabeça é um alívio e faz você sorrir porque está sendo filmado!

O magnésio e o cálcio previnem enxaquecas e dores de cabeça em geral. O magnésio também evita os espasmos que antecede as enxaquecas.

O óleo de gergelim preto usado na higiene bucal possui um efeito antibacteriano que previne placas e clareia os dentes.

Se usar diariamente essa semente como se estivesse mascando um chiclete, deixando na boca por um tempinho, vai ficar com um sorriso limpo e vai comprovar mais um dos benefícios do gergelim preto.

Além dos benefícios do gergelim não esqueça das contra indicações!

Mulheres amamentando deverão ser orientadas pelo médico pelos danos que podem ocorrer no próprio leite e prejudicar o bebê.

O uso excessivo de gergelim preto pode causar problemas de irritação no estômago e no cólon devido a grande quantidade de fibras.

Não é recomendado também para quem possui colite ( uma inflamação do intestino grosso). O gergelim preto faz aumentar o bolo alimentar e os movimentos intestinais.

Saiba usar o gergelim preto para não virar um problema.

Quais os Benefícios do Gergelim Preto (Vídeo)

Gostou do artigo? Leia também

Benefícios do Gergelim Preto
5 (100%) 1 vote

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.